II - AS TETAS NA ÉPOCA MEDIEVAL *
(...) Seguindo a directiva do Papa Gregório IX, foi criada a Santa Inquisição. Ao contrário do que é oficialmente corrente, a bula Licet ad capiendos, de 1233, não é uma condena dos actos dos domicanos; estes não eram os hereges. A Licet ad capiendos, a original, escondida pelo Vaticano durante séculos, diz o seguinte: (…) Condenámos aquelas com as tetas pequenas, pois tetas pequenas são obras do Diabo. Deus criou o mundo perfeito, os das tetas grandes, bonitas e bastante roliças. As mulheres de tetas pequenas serão consideradas bruxas; os homens cujo sémen tenha criado mulheres de tetas pequenas, e de modo a precaver a que não procriem mais, serão considerados hereges. Hereges e bruxas serão perdoados, mas só depois de passarem pela fogueira.
Esta bula provocou o pânico em toda a Europa Medieva, havendo persiguições bárbaras a todo o tipo de mulher com tetas pequenas e homens que tivessem filhas de tetas pequenas. Claro que os que sofreram mais foram os judeus mas não pelos motivos que nos fazem querer mas sim porque por factores naturais já que as mulheres judias não têm uma fisionomia avantajada no que toca as glândulas mamárias.
Esta situação teve também os seus reflexos na arte. Basta olhar para as obras da época e verificar que todas as mulheres representadas em pinturas e esculturas pelos grandes mestres, possuíam formas, em todo o corpo, avantajadas. Daí que na época dizia-se: Formosura é gordura. (…)